Todos os direitos reservados®
" O código será reestabelecido. "

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Passo a passo [ Tutorial de ilustração ]

Olá pessoal algumas pessoas sempre tem curiosidade em saber como é a produção de uma ilustração, que programas o artista usa e tudo mais.
Por isso resolvi contar um pouco de um dos últimos desenhos. =P


De início o desenho passa por um esboço manual, eu particurlamente gosto de fazer no papel pois assim consigo senti-lo. Alguns fazem diretamente no tablet isso fica a critério de cada um.
O primeiro passo é rabiscar bem o esboço para que firme a posição e o ângulo do desenho. Infelizmente eu não cheguei a scanear essa parte =S havia me esquecido.
Mas não é mistério algum aquelas bolas e retas quem compõe o esqueleto humano.
Logo após essa parte eu começo a detalha-lo, agora sim a escolha do personagem e suas características começam a aparecer na ilustração. Esse é o exato momento no qual scaneio o desenho e começo a arte digital.


Uso alguns programas que a maioria dos ilustradores usam, e que não é nenhum bicho de sete cabeças. =]
Primeiramente uso o PAINT TOOL SAI, é um programa muito bom para line art. Te deixa com total controle do controno no desenho.

Esse programa te possibilita uma line precisa, o domínio total para curvas bem feitas com alterações na grossura da linha. Como mostra a imagem abaixo.
O Sai também serve para pintar, mas eu gosto e sempre uso o PHOTOSHOP. Acho melhor a mistura de cores junto ao degradê. Esse programa conversa muito bem com o photoshop pois salva em arquivo PS, tudo bonitinho e separado em layers.
Com sua line arte pronta, começa-se o trabalho de colorização. Nessa ilustração eu separei as cores em várias camadas, pela escolha das cores serem chapadas.
Mas em outros desenhos eu pinto em apenas uma camada, isso também vai a escolha de cada um.
Após o términio de colorização dos personagens, vem a elaboração do cenário, pintura, textura e efeitos de luz. Geralmente eu também o faço a mão, mas como esse quis algo mais abstrato, fiz diretamente no pc.


Por último também um o ILUSTRATOR para tipologia, um programa da adobe assim como o PHOTOSHOP. Seus vetores permitem sempre brincar melhor com as letras.
Não esqueçam de sempre fazer uma arte digital com 300 dpi, para que ela fique sempre bonita e pronta para imprimir.
Espero que tenham gostado desse pequeno tutorial. rs

Laio Yuni


Nenhum comentário:

Postar um comentário